EducaçãoNotícias

Escola João Borges de Castro no Dia Mundial do Autismo

GURINHATÃ – A Escola Municipal João Borges de Castro em Flor de Minas celebrou neste dia 02 de abril, o Dia Mundial do Autismo.

Segundo a diretora da escola, Michelle Borges, dentro das atividades a escola realizou a Caminhada da Conscientização do Autismo com a participação dos alunos, pais, professores e demais colaboradores da escola, além da participação do prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano.

O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização acerca dessa questão.  No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.

No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que este transtorno de desenvolvimento atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

NotíciasSaúde

Caminhada no Dia Mundial da Atividade Física e Dia da Saúde

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, Departamento de Saúde e Academia da Saúde promovem neste sábado, 06/04, a Caminhada da Saúde e da Atividade Física.

Segundo o educador Físico da Academia da Saúde, Jerônimo Filho, será realizada uma caminhada pelas ruas da cidade para comemorar o dia 06 de abril – Dia Mundial da Atividade Física e dia 07 de Abril – Dia Mundial da Saúde.

A caminhada sairá da Praça Adalardo Muniz Borges, com concentração será às 17h com saída às 17h30, com encerramento na Academia da Saúde.

NotíciasSaúde

Mulheres do Grupo de Práticas Terapêuticas em Gurinhatã

GURINHATÃ – A equipe da Secretaria Municipal de Saúde fechou o mês de março com palestra voltada para as mulheres  participantes do Grupo de Práticas Terapêuticas que abrange atividade na área de Saúde Mental,  com o tema “A minha paz, a sua paz, a  paz na terra”, realizada no último dia 26, com a psicóloga Suely Borges.

Para os coordenadores da ação, o tema enfatiza de que a paz no mundo começa com a paz interna de cada um de nós. Do quando há violência e guerra íntima através da ansiedade, de ânsia de controle de pessoas, do tempo e de eventos, da ilusão de que tem que ser como acreditamos que deve ser. Da agressividade a nós mesmos de se guardar raivas e mágoas.

Assim a palestra com roda de conversa teve o intuito de conscientizar que estes três estados de sentimentos mina o corpo, o agredindo com males e transtornos orgânicos além de criar uma ressonância reverberando ao nosso entorno e contribuindo em somatória com a violência no planeta. Para os especialistas na área, a paz não vem de fora. É de dentro de cada um de nós que ela é cultivada e repassada para o mundo.

O Grupo de Práticas Terapêuticas se reúne todas as últimas terças-feiras de cada mês.

Acessar o conteúdo