NotíciasSaúde

Gestão democrática e participativa

GURINHATÃ – Criar sistemas de interlocução entre a comunidade e a gestão pública. Com esse intuito, a Prefeitura de Gurinhatã está avaliando alguns projetos que facilitem o acesso da população a sugestões, reclamações e até elogios, a exemplo do funcionamento das Ouvidorias.

O Departamento Municipal de Saúde, por exemplo, analisando que nem todos tem acesso à internet, instalou “Caixas de Sugestão” em todas as unidades de Saúde em Gurinhatã e Flor de Minas, inclusive no Hospital. “Em cada unidade tem a caixa, os folhetos para preenchimento e caneta, bastando apenas o usuário escrever e colocar na caixa para ajudar a melhorar o atendimento na área da saúde”, disse a diretora do Departamento, Jussara Queiroz.

Quanto ao relatório de demandas registradas, o mesmo será feito pela assessoria em Gestão Pública, que será responsável pela coleta, avaliação e elaboração em conjunto de um plano de ação. “Hoje não só o que está colocado nas caixas de sugestão, como aquilo que vem das ruas, seja numa conversa ou mesmo através de uma Ouvidoria, se transforma em ferramenta de gestão estratégica, e além disso, abre um espaço democrático para que todos possam, de forma responsável e séria, dar sugestão ou reclamar de algo que está errado”, afirmou o consultor em Gestão Pública, Gladiston Pires.

Segundo Gladiston, a exemplo das ouvidorias, os nomes das pessoas que se identificarem serão mantidos em sigilo, onde o que mais importa é a informação passada. “O prefeito de Gurinhatã Wender Luciano tem como meta principal, a satisfação da comunidade em todos os serviços prestados pela Prefeitura, e sempre que chega alguma reclamação ou sugestão, de imediato ele solicita que seja verificado, e o melhor, solucionado, o que de fato se transforma em gestão de resultados”, comentou.

NotíciasSaúde

Flor de Minas recebeu ação do Setembro Amarelo

FLOR DE MINAS – “Falar é a melhor solução”. Com esse tema, Flor de Minas chamou a atenção de sua população no último dia 19, para o mês em que é comemorado a prevenção ao suicídio, e para marcar a data, a Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde realizou um Cinema na Praça, tendo como palco o Ginásio João Grosso.

Na oportunidade a diretora de saúde, Jussara Queiroz, que sucinta em suas palavras, falou sobre essa luta na sociedade, assim como, o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe de saúde em Flor de Minas, e agradeceu a presença de todos junto com sua equipe pela realização desta importante ação.

A psicóloga e referência em Saúde Mental, Suely Borges apresentou o “Setembro Amarelo”, e falou sobre o assunto, que muitas vezes não é discutido pela própria família, comentando sobre sua causa na sociedade e do trabalho importante do setor sobre o tema.

Estiveram também presente no evento a equipe do PSF Rural Divino Gonçalves Pereira, equipe do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, coordenação de Atenção Primária, ACS de Gurinhatã, Farmacêutico e demais lideranças.

Durante o evento, que teve a participação de mais de 100 pessoas, foi servido pipoca e refrigerante para todos os participantes.

NotíciasSaúde

Prefeito garante melhoria na Casa de Apoio em Barretos e no transporte

GURINHATÃ – Usuários do transporte para Barretos, que também usufruem da Casa de Apoio se reuniram na manhã desta terça-feira, 19, com o prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano para discutir sobre agendamento de viagens e apoio a Casa que dá suporte aos usuários.

A reunião ocorreu por conta da necessidade de alguns ajustes na data de transporte, contudo, o prefeito deixou por conta dos usuários a tomada de decisão, onde houve consenso para que a definição ocorresse em outra reunião, sendo que até lá, os usuários sejam atendidos da melhor forma.

Outro ponto da reunião foi quanto à Casa de Apoio em Barretos, onde o prefeito tranquilizou a todos que a Casa será mantida e sempre com melhoria, levando conforto e tranquilidade para quem precisa. “Em hipótese alguma fecharemos a Casa em Barretos, pelo contrário, temos que comprar uma geladeira nova, mobília confortável, e dar o apoio que todas as pessoas precisam para amenizar o sofrimento das idas e vindas para tratamento”, disse.

A reunião teve ainda a presença de alguns vereadores, que também trabalham como motoristas na área da saúde, além da diretora do Departamento Municipal de Saúde, Jussara Queiroz e o coordenador de agendamento da Saúde, Vitor Cardoso.

“Estamos melhorando o atendimento na saúde pública a cada semana, e quanto ao assunto ligado a Barretos, vamos sim, melhorar a cada dia o transporte, a hospedagem de todos e até mesmo a alimentação servida aos usuários”, completou o prefeito.

 

Acessar o conteúdo